quarta-feira, 14 de abril de 2010

Fim-de-semana em Caué

Este fim-de-semana visitei o distrito de Caué, um dos mais pobres da ilha. Foram dias um pouco duros, mas muito produtivos. A convite dos elementos da AMI em S. João de Angolares participei num ciclo de conferências dedicado à Nutrição. Foram 3 dias de formação dirigida aos profissionais do Centro de Saúde onde se discutiram múltiplos aspectos relacionados com higiene, alimentação saudável, nutrição pediátrica e malnutrição. As sessões foram muito interactivas e, no final, acho que todos aprendemos através da partilha de diferentes experiências.

Houve ainda tempo para passar visita à enfermaria do Centro de Saúde e assistir a consultas em alguns dos Postos Comunitários. Uma experiência muito enriquecedora poder ver como se trabalha com ainda menos recursos do que aqueles disponíveis na capital. Numa povoação onde a água corrente e a luz eléctrica apenas estão disponíveis algumas horas por dia, e onde a população vive com muito pouco, a presença da AMI assume um papel central quer em termos assistenciais, quer na intervenção junto da comunidade.
À Carmen, ao Henrique, ao Luís e à Vanessa muito obrigado pelos dias excepcionais que me proporcionaram e pela recepção tão agradável em vossa casa.


Equipa participante nas acções de formação

Visita à enfermaria do Centro de Saúde (Dr. Henrique Cabral)

Um dos Postos Comunitários...

2 comentários:

Isabel Fonseca disse...

Olá Ricardo!
hoje visitei o teu blog pela primeira vez (de muitas)e tenho que te deixar uma mensagem pela tua coragem e por este projecto fantástico.
Um grande beijinho e continua com o bom trabalho!

Bélita

Anónimo disse...

Estava a procura de fotos de angolares e olha o que encontrei!

Um grande abraço
Henrique Cabral