sábado, 10 de julho de 2010

Último mês em São Tomé...

Aumenta a sensação de urgência perante o muito que falta fazer num curto espaço de tempo.Neste intervalo sem notícias algumas coisas aconteceram ou começaram a acontecer.

Distritos

Finalmente iniciei o trabalho nos distritos. Por forma a poder manter actividade assistencial no hospital visito semanalmente apenas 3 dos 6 distritos (Água Grande, Lobata e Lembá).
O trabalho tem sido primordialmente assistencial, de acordo com as solicitações dos Delegados de Saúde.

O Centro de Saúde de Guadalupe (Lobata) e o Hospital de Neves (Lembá) compreendem diversas áreas que incluem: atendimento materno infantil (seguimento de grávidas, pesagem e imunização de crianças), consulta "urgente", internamento e maternidade.
Tenho-me dividido entre a realização de consultas e o apoio ao internamento e maternidade.

Formação

No hospital, a par das actividades habituais, começamos a implementar os projectos que temos vindo a preparar nas últimas semanas (eu e a equipa que trabalha comigo). Assim realizaremos na próxima semana acções de formação no Hospital para os profissionais que trabalham na área da Pediatria (internamento e urgência). Durante as mesmas apresentaremos os "algoritmos" que preparamos por forma a uniformizar atitudes e tentar acabar com alguns hábitos de prescrição desadequados.

Enfermaria de Nutrição

Vamos ainda "inaugurar" esta semana uma enfermaria de Nutrição por forma a dar uma resposta mais adequada às crianças desnutridas e com baixo peso, cujo numero é considerável. É de todos o projecto que me é mais grato e pessoal, e penso que se formos capazes de o manter em funcionamento irá traduzir-se numa melhoria concreta dos serviços pediátricos.

Destas e doutras novidades, darei conta num próximo post.

Até breve...

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Dr. Américo, com saudades das permanências na pediatria B?
Aguardámos as lembranças :-)


Raquel Barbosa, Oriana dos Santos e Sofia Novais