sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Nutrição Pediátrica em STP

Um dos projectos que o Serviço de Pediatria do São João vai levar a cabo, em colaboração com o Hospital Ayres de Menezes e com os Serviços de Saúde Primários de STP, consiste na caracterização do estado nutricional das crianças deste país. Esta avaliação irá decorrer ao longo deste ano e vai incluir crianças do 0 aos 5 anos. Tem como principais objectivos diagnosticar situações de malnutrição, identificar crianças em risco nutricional e permitir o desenvolvimento de programas alimentares adequados à realidade local.

É bem conhecida a importância de uma alimentação saudável para um crescimento e desenvolvimento adequados e, a longo prazo, espera-se que a realização deste trabalho possa servir para melhorar os indicadores de saúde do arquipélago.

O primeiro passo já foi dado, com a realização de um estudo piloto que teve lugar durante esta semana e que teve como objectivo a validação do questionário a ser aplicado futuramente. Foram constituídas as equipas de profissionais de saúde que irão conduzir o estudo, houve formação teórica e prática, e no final, foi um grande sucesso! :-)

Aproveito este post para enviar os meus cumprimentos à Drª Diana Silva, que coordenou esta semana de trabalhos da Nutrição Pediátrica e regressou hoje a Portugal. Com ela seguiram também duas crianças que irão receber tratamento no nosso hospital e de quem esperamos boas notícias em breve.


A equipa da Nutrição Pediátrica, o Director do Posto de Saúde de Água Grande e eu próprio :-)

Sem comentários: