domingo, 14 de fevereiro de 2010

Ver para crer

Olá a todos!
O meu nome é Ricardo Bianchi. Com 31 anos e a concluir a especialidade de Pediatria no Hospital de São João, foi-me dada uma oportunidade privilegiada de concretizar uma ambição antiga: participar, como médico, num projecto de cariz humanitário, no estrangeiro. Ao fim de alguns meses de preparação, aqui estou, na República Democrática de São Tomé e Príncipe, para dar início a uma colaboração que pretende aperfeiçoar a qualidade dos serviços de saúde pediátricos, de forma a melhorar os indicadores sanitários e a diminuir as taxas de morbilidade e mortalidade das crianças e dos adolescentes, no arquipélago. Por cá ficarei 3 meses, mas serei apenas o primeiro de 5 médicos que, ao longo do ano, sempre num espírito de troca de experiências com os colegas santomenses, tentarão aplicar o know how adquirido no Hospital de São João, que se assume actualmente como uma unidade de referência, na saúde, em Portugal e no resto da Europa.

Este blog servirá para partilhar as minhas experiências diárias e vos dar conta da minha inserção nas novas rotinas, certamente muito diferentes daquelas a que estamos habituados no nosso país. Escrevo-vos, pela primeira vez, uma semana após a chegada a este paraíso tropical. E que semana! À chegada e logo rodeado por um calor húmido a que custa a adaptarmo-nos, a primeira impressão é que, aqui, a Mãe África brilha em todo o seu esplendor! A vegetação está por toda a parte e tudo cobre de um verde luxuriante, animado pelas cores intensas das flores. Ao fundo, contrasta, brilhante, o azul esverdeado do mar, calmo e recortado pelas silhuetas dos barcos dos pescadores. Pena é não ser poeta, para vos poder transmitir melhor o impacto de tanta beleza!

Poucas horas após a nossa chegada, sempre debaixo de um sol tórrido, demos início a uma série de reuniões, visando preparar o terreno para as nossas actividades, e que se estenderam por toda a semana e permitiram iniciar ligações pessoais que, em muitos casos, já ultrapassaram o domínio das relações profissionais, para se aproximarem da amizade, como no caso do Dr. Edgar Neves, Coordenador do Projecto "Saúde Para Todos", de que vos falarei noutro post.

Uma palavra muito especial de agradecimento às pessoas que me acompanharam nestas últimas semanas. Em primeiro lugar ao Sr. Presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João, o Prof. António Ferreira, que, com a sua visão, nos impulsiona para atingir objectivos cada vez mais ambiciosos e nos permitirá aprimorar as relações com outros hospitais e outros povos. Ao Sr. Professor Filipe Basto, Director do Departamento de Relações Externas, pela sua delicadeza, humanidade e capacidade de mobilização, que tanto me ajudaram, sobretudo nos momentos em que o cansaço pareceu querer levar a melhor. Ao meu Director, o Sr. Prof. Caldas Afonso, pelo exemplo que sempre tem sido, ao longo deste caminho para me tornar Pediatra, e por me mostrar que nada é mais importante do que o bem das crianças. À Drª Diana Silva pela sua boa-disposição e energia, pelos bons conselhos que me tem dado e pela excelente companhia que tem sido. A todos, pela sua simpatia, por me terem ensinado tanto com a sua capacidade de trabalho e pela incansável preocupação com o meu bem-estar, um agradecimento sentido e um bem-haja.
Para terminar este primeiro post, não poderia deixar de agradecer à minha família, que sempre me rodeou de amor e me imprimiu uma vontade permanente de ajudar e de ser uma pessoa melhor, e também a todos os meus amigos, colegas e outros colaboradores que, nas últimas semanas, criaram uma onda de entusiasmo, à volta da minha vinda, que me ajudou a ultrapassar quaisquer dúvidas em participar neste projecto.
A todos MUITO OBRIGADO!

E agora, mãos à obra!

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Inês Monteiro disse...

Gostei muito! Parabéns pela coragem e bom trabalho!! Um beijinho