segunda-feira, 15 de março de 2010

Evacuações Médicas

Uma das actividades que certamente se virá a revelar da maior importância durante a nossa presença neste arquipélago serão as evacuações médicas. Estas situações estão reservadas para doentes que, tendo atingido a totalidade dos recursos médicos de STP, necessitam de ser transportados para Portugal para poderem ser tratados. Geralmente implicam a análise do caso por uma Junta Médica para determinação da urgência e do local para onde será feita a evacuação. Este processo que pode ser mais ou menos moroso, é fundamental num país com recursos tão limitados como este e tem permitido melhorar a qualidade e mesmo salvar a vida de muitos doentes. Desde que teve início o projecto de cooperação do São João com a república Democrática de S. Tomé e Príncipe já procedemos à evacuação de vários doentes, principalmente com patologia do foro cirúrgico. Também doentes com patologia ortopédica, oncológica e nefro-urológica se apresentam diariamente como potenciais candidatos a serem tratados no nosso hospital e esta semana contamos evacuar mais duas crianças, para as quais esta será a única oportunidade de se estabelecerem diagnósticos precisos que permitam, eventualmente, uma cura. Certamente com o tempo identificaremos casos que necessitem do apoio de outras sub-especialidades. É um processo que, estando necessariamente associado a uma grande componente burocrática, se torna muito trabalhoso, mas que finalmente se associa a uma grande satisfação. Que bom foi ver a alegria das famílias e amigos das crianças que, tendo já sido tratadas no São João, regressaram a suas casas com os seus problemas resolvidos e podem agora crescer mais felizes.

Sei que a mim cabe a parte mais fácil e que a todos os que trabalham na Pediatria do nosso hospital se devem os maiores agradecimentos pela forma como estas crianças têm sido tratadas. Enquanto aqui estiver conto continuar a dar-vos trabalho, mas em breve me juntarei a todos vós para continuar esta missão de ajudar este povo com todos os recursos de que dispomos.

1 comentário:

Ana Raquel Barbosa disse...

Olá Dr. Ricardo!
Com saudades da azáfama do S. João? Provavelmente deve ser mais confuso o dia-a-dia em STP, mas pelo que vou lendo está a safar-se muito bem!

Beijos