quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Reconstrução


Ao abrigo do Programa Saúde para Todos estiveram presentes durante a nossa estadia até ao momento missões portuguesas de Oftalmologia e Cirurgia Plástica e Reconstrutiva.
Durante a sua presença, a missão de Oftalmologia, constituída por dois médicos e uma enfermeira, dedicou-se ao tratamento cirúrgico de casos anteriormente seleccionados, proporcionando muitas alegrias aos doentes oftalmológicos são-tomenses. Foram também um auxílio muito importante em alguns casos que observámos na Pediatria.
Esteve também presente em S. Tomé na primeira semana de Dezembro o cirurgião plástico Dr. Carlos Correia, que durante a sua estadia observou cerca de 60 doentes em consulta externa, 90% dos quais com indicação cirúrgica na sua área, sendo que 95% destes se tratavam de sequelas de queimaduras. Alguns destes casos são pediátricos, mostrando a aparentemente elevada incidência deste tipo de acidentes no país.

O Dr. Carlos deu uma palestra no Hospital Ayres Menezes sobre as áreas de actuação da Cirurgia Plástica, essencialmente na área reconstrutiva, que inclui abordagem de queimaduras e suas sequelas, esfacelos de tecidos, cirurgia da mão e membros (electivas e sequelas de traumatismos em fase aguda), úlceras de decúbito, cirurgia oncológica particularmente da cabeça e pescoço, a reconstrução mamária e correcção de malformações congénitas.
A próxima missão de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva está prevista para Fevereiro do 2011 quando serão iniciadas as intervenções cirúrgicas e neste âmbito dado maior relevo à correcção de lesões com limitação funcional.

1 comentário:

Anónimo disse...

Alguma vez gostaria de participar de alguma palestra dele porque é muito importante no setor de oftalmologia em curitiba na parte de cirurgia, e com certeza vou aprender muito dele.