terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O Hospital


Vista exterior de uma das enfermarias de Pediatria

Ontem iniciei finalmente a minha actividade no Hospital Central Ayres de Menezes, a instituição de referência no país. Situado no topo da pirâmide dos cuidados de saúde, garante assistência diferenciada nas valências de Medicina, Cirurgia, Pediatria, Perinatologia, Urgência e Cuidados Intensivos. Conta com o apoio de um Laboratório de Análises Clínicas, um departamento de Imagiologia, um Banco de Sangue, um serviço de Fisioterapia, uma Unidade de Endoscopia e uma Farmácia que, pelo que pude ver, muito beneficiaram da cooperação com numerosos países, entre os quais Portugal, EUA, Cuba e Taiwan. Os distintivos a assinalarem estes projectos de cooperação estão por toda a parte, mas a utilização de forma sustentada dos recursos tecnológicos existentes torna-se muito difícil quando as falhas de energia são constantes e o hospital não dispõe, actualmente, de água corrente. Resultado: enfermarias sobre-lotadas, quentes e mal ventiladas associadas a múltiplas restrições na realização de exames auxiliares de diagnóstico. Uma realidade muito diferente daquela a que nos habituámos nas Faculdades de Medicina e nos hospitais do nosso país!



Vista interior da mesma enfermaria

Mas nem tudo é mau! Ao longo destes dias tive a possibilidade de contactar com profissionais muito empenhados que, tentando utilizar da melhor forma possível os escassos recursos de que dispõem, se mostram tão generosos e se dedicam diariamente de corpo e alma, centrando sempre a sua atenção nos doentes.

Sinto que tenho muito a aprender neste mundo tão diferente daquele de onde vim e cada dia que passa me vejo renovado de energia para enfrentar os desafios e atingir os objectivos a que nos propusemos.

3 comentários:

Máfáda disse...

não foi não... o primeiro dia foi num domingo em que o arranquei da piscina do pestana para me acudir numa GRANDE aflição, que o foi mesmo e não foi só pânico de mãe de primeiro filho. Obrigada por tudo e, especialmente pelo carinho, paciência, psicologia e segurança que foi capaz de dar, apesar da falta de meios. foi uma semana muito dificil, mas teria sido bem pior se não tivesse encontrado o Dr. Ricardo por estas bandas. e... mais uma coisa... muitos parabéns pela cordialidade que teve para com os colegas e como soube tão bem levar a água ao meu moinho (não porem soro na Mathi e não ficar internada) sem causar qualquer crispação com os colegas. Obrigada por tudo, parabéns e uma excelente missão neste país fantástico!!!

Anónimo disse...

Olá Dr. Ricardo !Então, saudades nossas? E pergunta o Sr. quem são vocês ? Somos as enfermeiras Natália ,Daniela, Conceição, Eunice, Joana e Raquel da pediatria B
bjs e boa sorte!

Papoila disse...

Olá Ricardo!!

Daqui comunica a Catarina da Graça :)
Tenho sabido de ti pelos teus pais e pela minha mãe e quero, antes de mais, deixar-te um enorme abraço, cheio de admiração e amizade.
Têm-me dito que estais a precisar de algumas coisas por aí, como analgésicos e brinquedos. Falei com alguns dos meus alunos e estamos muito empenhados em dar uma ajuda. Por favor, dá-me detalhes sobre o que precisais para organizarmos uma encomenda, cheia de calor humano, do Douro para a tua nova casa.
Vou tentar alargar o pedido de ajuda a todas as turmas da Escola e já consegui apoio da Direcção. O único problema consiste no envio propriamente dito pois poderá ser bastante dispendioso. Aguardo notícias.
O meu mail é catipapoila@gmail.com. Manda notícias! De qualquer modo, continuarei a seguir o "joaozinho".
Um beijo frio e chuvoso, a ansiar pela Primavera :)