quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Cáritas de São Tomé e Príncipe


Hoje, após uns dias de altos e baixos passados no hospital, quero falar-vos de uma situação que me tocou particularmente. Durante a nossa primeira semana em STP visitámos a Cáritas e para todos foi uma experiência muito emotiva. Esta instituição, que funciona como um orfanato, acolhe crianças até aos 6 anos, orfãs ou abandonadas pelos pais, todas com percursos de vida muito complicados. Algumas voluntárias (insuficientes) trabalham diariamente para dar os melhores cuidados possíveis a estes meninos, mas as dificuldades são muitas e se, a falta de pessoal é a que imediatamente chama a atenção, existem muitas outras que passam pela escassez de medicamentos, de leites ou de equipamentos básicos.

O que me marcou mais profundamente foi a situação de carência afectiva destas crianças que passam a maior parte do tempo num ambiente muito pouco estimulante, em espaços sobreaquecidos, desprovidos de qualquer decoração e com pouca atenção por haver tão poucos colaboradores para tantas crianças (23 nesta data).

Confrontado com esta realidade não pude deixar de me sentir tentado a ajudar e, logo a partir dos primeiros dias, tentei recrutar o maior número de pessoas que me pudessem ajudar a melhorar as condições (in)existentes. Até agora, desde professores a artistas, todos têm revelado um enorme entusiasmo e espero brevemente poder começar a dar-vos conta dos nossos trabalhos. Alguns dos objectivos propostos até agora incluem pintar e decorar os espaços da instituição, criar ementas que permitam melhorar a alimentação, conseguir medicamentos e alguns equipamentos, mas acima de tudo, levar mais pessoas a partilharem o seu tempo com estas crianças.

Vamos dar uma nova cara a este local e tornar estas crianças mais felizes!

11 comentários:

Henrique Soares disse...

Amigo, antes de tudo obrigado.

Mantém o teu espírito e que a tua marca faça sorrir as crianças tristes.
Que a tua estadia em STP paute pelo entusiasmo e pela vontade de ajudar...assim vingará a tua missão!
Abraço

Daniela disse...

Oi cara! Jóia?
Acho fantástico que já estejas a conseguir mobilizar tanta gente (desde as escolas de Vila Real aos artistas de São Tomé) e espero que todos consigamos seguir esses primeiros passos. Parabéns pela energia!
Força e não hesites em contactar se precisares alguma coisa.
jokas!
Daniela

Unknown disse...

Boa Bianchi! Mantém a força de um matarruano e o espirito dum cidadão do mundo que tem a oportunidade de semear esperança e distribuir sorrisos!
Bjo da amiga,
Lia

Anónimo disse...

Ricardo!
Quero dar-te os meus parabéns. Estou muito contente com as tuas iniciativas.
Espero que consigas atingir grande parte dos teus objectivos.
Podes contar com a minha ajuda. Gostei muito de ver os meninos. Gostava de poder mimá-los, quem sabe...
Um grande beijinho.
Mãe


Tenho muito orgulho em ti!

Graça Monteiro disse...

O Mundo precisa de exemplos como o do Ricardo.
Tenho a certeza que se vai tornar numa pessoa ainda melhor, mais feliz, mais completa e mais forte.
Muita coragem, a amiga da mãe, Graça Monteiro

Alda Pena disse...

Perdoa-me o abuso de partilhar estas palavras contigo sem sequer te conhecer, mas hoje não consegui resistir. Estar em Portugal e através do teu blog sentir que estou pertinho de STP tem mantido muito viva a vontade de voltar.
Ver o Dioguinho com o sorriso do costume, sentir a humildade, ouvir falar do Café e Companhia… chego a conseguir fechar os olhos e sentir o cheiro de STP novamente.
Obrigada pela partilha… a tua análise (tão sóbria) que refere as verdadeiras necessidades… a carência afectiva e a falta de estímulos das crianças. Desejo que tenhas muito sucesso nos teus esforços. Quem me dera estar por aí para dar uma ajudinha…

Anónimo disse...

B...R...,
para relembrares as parvoíces da tua Amiga e deixando para os outros as palavras sérias de enaltecimento...
Já sabes, tudo o que precises de cá é só pedir...
Achas boa ideia fazermos por cá uma recolha de roupas e outros bens para enviar?
Beijo da sempre amiga, Sofia

Anónimo disse...

Grande Bianchi! Um abraço e continuação da excelente empresa aí por STP.
Gui (A Lena manda beijinhos e diz que depois te escreve).

Unknown disse...

Olá Ricardo,
antes de mais agradeço a partilha, a disponibilidade e a partilha... Espero que estejas bem. Tudo o que tentares fazer por essas crianças será excelente...sabemos que muito tem de ser feito e que muito ficará por fazer mas como já se diz há algum tempo..."uma grande caminhada começa com um passo"...Tudo de bom para ti. Um grande beihinho, Marta João Silva

Anónimo disse...

Olá Ricardo,
eu em Maio vou a STP mais uma vez.Além de ser um paraiso na terra acho a alegria das crianças espantoso. Fiquei triste na altura por não levar algumas coisas para as crianças, e agora que vi o teu blog e mais directamente com as Cáritas e o orfanatao gostaria desta vez de levar algo. Não sei se nessa semana estarás em STP (vou estar em São Tomé de 9 a 13 Maio), e gostaria de levar algo a Missão. Jogos, brinquedos, livros para desenhar.não faço ideia...Sei perfeitamente das ajudas necessárias (dinheiro, medicamento...)mas gostaria de ajudar com algo à minha altura(infelizmente não é grande coisa).
Deixo te o meu mail xarlie99@gmail.com
Muito boa sorte
Beijinhos
Carla T.

ines disse...

gostaria fazer uma visita a caritas